Há formas de descobrir encanamentos atrás da parede?

Há formas de descobrir encanamentos atrás da parede?

Há formas de descobrir encanamentos atrás da parede? Se já é difícil para um profissional que trabalha diariamente com isso imagina para quem não tem prática alguma? Vamos dar algumas dicas bem úteis, para você não furar um cano por acidente.

Algumas observações importantes antes de começar a se aventurar, o padrão de se instalar encanamentos é na horizontal ou na vertical, ou seja os encanamentos sempre vão estar na forma de uma cruz , a não ser que seu enganador tenha feito alguma “gambiara” e você encontre canos nas diagonais, também é bom evitar de furar em cima e ao lado de registros ou saídas de água como torneiras, chuveiros, pois é onde se encontra a maioria dos canos, não se esqueça também de fechar o registro de água quando for furar, nunca se sabe quando pode acontecer um acidente, mesmo com o registro fechado ainda continua passando água na tubulação, então caso aconteça de furar (esperamos que não), não se apavore, não vai acontecer um alagamento!

Dica 1 – Planta da Casa

Antes de qualquer outra medida procure as plantas da sua casa, ela poderá indicar o norte, onde você pode ou não furar, no caso de você não possuir a planta não deixaremos você jogar campo minado dos furos, vamos para as próximas dicas.

Dica 2 – Detectores de Parede

Uma opção muito útil e viável para os marujos de primeira viagem que estão começando a fazer arte em casa ou para os profissionais que já estão no mercado, são ferramentas que detectam materiais, inclusive canos PVC com água na sua parede como no caso do D-Tect 120 da Bosch, ele é rápido e preciso, indica a posição exata do centro do objeto detectado, para quem está começando é um equipamento perfeito, pois ele possui tela grande e iluminada que facilita a compreensão por qualquer pessoa.

Dica 3 – Radio AM

Ainda há um macete caseiro a ser usado caso seu encanamento seja de metal, o rádio AM pode te auxiliar a descobrir onde estão os canos, coloque em uma estação vazia e aumente o volume ao máximo, encoste o rádio na superfície, conforme for passando o aparelho na parede você poderá ouvir o aumento do ruído de onde está localizado o cano, este é um detector de metais barato e caseiro, é um método com não tanta precisão, pois não sabemos onde está localizado ao certo o cano, então cuidado!

Dica 4 – Encanador Profissional

Caso nenhuma das dicas anteriores não tenham dado certo, contrate um especialista na área, pode ser mais custoso, mas poupa de muita dor de cabeça!

Por: Blog de Noticias: Há formas de descobrir encanamentos atrás da parede?