Limpar fossa quais cuidados necessários

Limpar fossa quais cuidados necessários

Limpar fossa quais cuidados necessários A fossa séptica é um dos elementos mais importantes das estruturas de diversas residências, ajudando a recolher o esgoto de vasos sanitários e a encaminhar os dejetos para tratamento, transformando os itens nocivos em materiais mais estáveis e menos agressivos para nós e para o meio ambiente.

Por tudo isso, limpar fossa é uma ação crucial na rotina doméstica. Neste artigo, saiba mais sobre o tema, e confira dicas para limpar a fossa da sua casa. Acompanhe.

Limpar fossa quais cuidados necessários – Por que limpar fossa da casa é importante?

Como vimos, a fossa ajuda a evitar problemas ambientais, fazendo com que os dejetos do lar não poluam o meio ambiente. A limpeza da fossa ajuda, também, a evitar casos de transbordamentos e de proliferação de germes, além de pragas, como baratas e ratos, que são atraídos pelas fossas não higienizadas adequadamente.

Ainda, além de ser bastante desagradável lidar com o mau cheiro da fossa problemática e suja, essa situação pode estimular o surgimento de problemas respiratórios em razão da liberação de gases diversos, além de intoxicações.

Por motivos assim, é importante adotar essa como uma das rotinas de cuidado do lar, não fazendo a limpeza apenas quando a fossa séptica apresentar problemas, mas agindo preventivamente.


Com qual frequência se deve limpar fossa doméstica?

Na verdade, as fossas apresentam diferentes periodicidades indicadas para limpeza, que variam de acordo com o seu tamanho e com o volume de desejos que elas abrigam. No entanto, de modo geral, pode-se dizer que a recomendação é limpar fossa, a esvaziando a cada três anos. Vale ressaltar que, se o volume de água ou dejetos for expressivo, a limpeza deve ocorrer anualmente.

Como saber se passou da hora de limpar a fossa e ela está problemática?

Assim como ocorre com os encanamentos comuns, quando há um problema na fossa, ele é bastante perceptível, já que gera incômodos na residência.

Entre os sinais dessa situação indesejada, estão:

  • Odor desagradável em ralos ou vasos sanitários.
  • Borbulhamento na descarga quando ela é acionada.
  • Infiltrações na tampa da fossa.
  • Lentidão na drenagem da água em ralos e no vaso sanitário.

Dicas para limpar fossa em sua casa

  • Há a opção de contratar uma empresa especializada na limpeza de fossas para executar esse trabalho de modo seguro e alinhado às recomendações legais.
  • Se optou por limpar você mesmo a fossa séptica, planeje executar a ação em um dia que ela não receba resíduos. Ainda, mantenha sua família e seus pets afastados do local.
  • Lembre-se de utilizar luvas ao longo de todo o processo.
  • Inicie o processo abrindo a fossa e deixando ventilar por alguns minutos. Tenha em mente que pode haver gás explosivo acumulado ali, então, não risque fósforos ou acenda cigarro próximo ao local.
  • Evite aplicar soda cáustica para a limpeza. Além desse tipo de produto poder ser nocivo à saúde da sua família, ele pode danificar a fosse séptica.
  • Para fazer a sucção dos dejetos, você vai precisar de uma bomba específica. Verifique se a fossa tem uma caixa de inspeção ou um tubo específico para limpeza. Em caso positivo, insira a mangueira nesse compartimento e ligue a bomba.
  • É importante não extrair 100% dos resíduos ao limpar fossa. O recomendado é deixar algo em torno de 10% dos resíduos para facilitar a operação da fossa séptica.
  • Separe, então, os resíduos extraídos da fossa. Lembre-se de que esses precisam ser encaminhados para local adequado para receber lixo sanitário.

Limpar fossa residencial com biorremediador

Para a limpeza preventiva de fossas, um recurso cada vez mais utilizado é o biorremediador. Esse tipo de solução é composto a partir de bactérias que metabolizam, imobilizam ou absorvem gorduras, proteínas e açúcares de receptáculos, como as fossas sépticas.

Produtos como a Limpa Fossa Porto Alegre são mais sustentáveis, por não terem elementos ácidos em sua composição, não apresentando riscos ao ser humano, aos animais ou ao meio ambiente.

Por isso, a Limpa Fossa Porto Alegre pode ser utilizado de modo regular, ajudando a manter sua fossa limpa e, muitas vezes, por esse cuidado adicional, dispensando a limpeza mecânica que, como vimos, pode ser bastante trabalhosa, e até mesmo perigosa se realizada sem o conhecimento demandado.

Por: Limpar fossa quais cuidados necessários