Limpeza de caixa de gordura em condomínio periodicidade

Limpeza de caixa de gordura em condomínio periodicidade

Limpeza de caixa de gordura em condomínio periodicidade A caixa de gordura é um componente importante em qualquer encanamento. Esse reservatório é uma coletora de gordura.

Que evita que esses dejetos vão para a rede principal e esgoto e para a estação de tratamento. Tão importante quanto o sistema está a limpeza de caixa de gordura em si.

E a limpeza de caixa de gordura em condomínio é ainda mais importante. A caixa de gordura é tão importante que é até mesmo lei em alguns estados a instalação de adequação desses sistemas.

Em São Paulo, por exemplo, o projeto de lei 591/2006 estipula advertência para as edificações que não tiverem caixa de gordura, prazo para regularização e multa mensal de R$1 mil para o segundo mês da irregularidade.

Que será cobrada até a regularização. A limpa fossa porto alegre 24horas entende a importância desse sistema e por isso oferece o melhor serviço de limpeza de caixa de gordura em condomínio para garantir o bem-estar.

E a segurança de todos os moradores do local. Para esclarecer mais sobre esse importante assunto e algumas possíveis dúvidas, estamos elaborando este artigo para todos os nossos leitores e clientes!


O que é a caixa de gordura

A caixa de gordura é um sistema dificilmente ignorável. Primeiro pela sua importância e segundo pelo trabalho que ele causa caso seja negligenciado.

A caixa de gordura nada mais é do que um reservatório que separa a água proveniente da lavagem de louças da gordura de alimentos.

A caixa de gordura não só evita o entupimento do encanamento, como também ajuda no tratamento de água. A separação da gordura com a água é feita de foram simples e depende exclusivamente da própria água e da gravidade.

Em condomínios verticais, cada apartamento pode ter sua própria caixa de gordura (geralmente nos prédios mais antigos) ou então uma caixa geral para cada bloco ou andar. 

Elas podem ser feitas alvenaria, PVC e contam com diferentes modelos e formatos para facilitar a limpeza ou potencializar sua capacidade.

Além de uma instalação bem-feita, a caixa de gordura também depende de uma boa limpeza com a periodicidade correta para funcionar sem apresentar problemas para toda a tubulação.


Quando realizar a limpeza de caixa de gordura em condomínios?

A limpeza de caixa de gordura em condomínios, assim como de outros ambientes, depende quase que exclusivamente da quantidade de uso dos sistemas ligados a ela. 

É possível que uma caixa de gordura tenha necessidade de limpeza a cada seis meses ou então de forma bimestral. Quanto mais um desses sistemas é usado, mais rápido vai ser necessário realizar a limpeza. 

Em condomínios horizontais, se cada casa tiver caixa de gordura própria, recomenda-se uma limpeza a cada 6 meses. Para estes casos, é possível realizar a instalação de caixas de gordura.

Com sistema de limpeza facilitado com cestos embutidos. No caso dos condomínios verticais ou dos horizontais com caixa compartilhada, é necessário que a limpeza seja realizada a cada 3 meses, pelo menos. 

Isso porque o sistema é completamente diferente, com caixas subterrâneas. Essas caixas subterrâneas são de grande porte e a limpeza não pode ser realizada de forma manual.

Sendo necessário o contrato com uma empresa profissional para realizar o serviço sem riscos para a estrutura e com eficiência. Quando a caixa de gordura enche.

Ela bloqueia a passagem correta da água e pode causar uma série de prejuízos e um grande desconforto, principalmente por causa do cheiro. É altamente recomendável realizar a limpeza antes da caixa entupir.

Vale a pena lembrar que é melhor evitar a prática de usar soda cáustica para tentar adiar a limpeza da fossa. A soda, além de ser um químico perigoso, pode acabar piorando a situação da limpeza e causar um entupimento.


Como realizar a limpeza de caixa de gordura em condomínios

Como informamos, em condomínios com caixas individuais, é possível realizar a limpeza manualmente. Geralmente, as caixas de gordura simples precisam ser limpas a mão. 

Para isso, basta abrir a tampa da caixa e com a ajuda de luvas retirar toda a gordura e colocar em um saco plástico para ser jogada no lixo.

Já com as caixas de grande porte o melhor a se fazer, sem dúvidas, é chamar a Desentupidora limpa fossa porto alegre 24horas para realizar o procedimento! 

Temos profissionais altamente treinandos e os melhores equipamentos para garantir que o sistema seja limpo de forma adequada. O procedimento consiste na abertura da caixa de gordura.

Que pode ser de alvenaria ou pré-fabricada em PVC e com os equipamentos de limpeza e sucção, a gordura é retirada de dentro da caixa e, se necessário, é realizado também a limpeza manual.

Tomamos todos os cuidados com as caixas, já que qualquer tipo de rachadura ou dano pode inutilizar todo o sistema ou até mesmo contaminar o solo.


Limpeza de caixa de gordura o que diz a legislação

A caixa de gordura é um dos pontos mais importantes no encanamento da cozinha. A sua função principal é garantir que o excesso de gordura não vá para a tubulação e acabe parando dentro da rede de esgoto e estação de tratamento. 

Além da estrutura, a limpeza de caixa de gordura também é fundamental.Muito além de uma estrutura que oferece praticidade para evitar entupimentos.

A caixa de gordura é uma estrutura exigida por lei para evitar a contaminação da água e do solo por conta da gordura derivada da limpeza de talheres.

A Limpa Fossa limpa fossa porto alegre 24horas realiza este serviço a mais de 20 anos, sempre com muita qualidade e eficiência, oferecendo as melhores soluções para os clientes e para o meio ambiente.

Pensando na importância desses sistemas, estamos trazendo este importante artigo para todos os nossos leitores e clientes! A limpeza da caixa de gordura é fundamental para evitar que a rotina de uma residência.

Ou de uma empresa seja afetada por conta de entupimentos e outros problemas. É fundamental estar por dentro de pontos importantes para garantir que você está fazendo tudo corretamente!


Qual a importância da limpeza de caixa de gordura?

Como o nome já indica, a caixa de gordura é responsável por coletar a gordura que vem da limpeza de talheres, pratos e panelas na cozinha.

Através da simples ação da gravidade, a água passa pela tubulação e a gordura fica retida na caixa. Como muita gente sabe, a gordura tende a se acumular nos canos, causando bloqueios que são difíceis de serem resolvidos.

Portanto, em primeiro lugar a caixa de gordura protege o esgoto da casa. Em segundo lugar, a caixa evita que a gordura seja jogada no meio ambiente, contaminando o solo.

E por último evita que toda essa gordura chegue à estação de tratamento, o que prejudicaria bastante todo o procedimento de tratamento. Sendo assim, a limpeza da caixa de gordura é importante.

Para evitar que o seu uso seja prejudicado. Como é de se esperar, eventualmente a caixa de gordura acaba enchendo, causando entupimentos, retorno de dejetos pelo ralo da pia e outros problemas.

Em situação mais grave, a caixa de gordura pode acabar transbordando, não apenas causando problemas de mau cheiro, mas também problemas de contaminação do solo.


O que a legislação diz sobre a limpeza da caixa de gordura?

Não existem legislações específicas para a limpeza da caixa de gordura. Porém, para o código ABNT NBR 8160:1999 estabelece as exigências e recomendações relativas ao projeto, execução.

Ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário e caixa de gordura, para atenderem às exigências mínimas quanto à higiene, segurança e conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas.

O que é determinado por diversos setores e que pode até gerar multa, é não realizar a limpeza de maneira correta e acabar deixando que a caixa de gordura transborde.

 Outro ponto importante é que a vedação da caixa deve estar em bom estado para evitar infiltração.


Quando limpar a caixa de gordura?

Apesar de não existir uma legislação que demande um período mínimo de limpeza, é fundamental que esse procedimento seja feito para evitar problemas.

Com isso em mente, é preciso entender que, mesmo sem uma legislação específica, existe algumas recomendações que devem ser seguidas.

Para garantir o bom funcionamento da caixa de gordura, é necessário fazer a limpeza a seguinte periodicidade:

De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns. De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos. De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues.

No caso de grandes restaurantes, ou restaurantes com comida tipicamente gordurosa (cadeias de fast food) é necessário que a limpeza seja realizada com menos frequência, podendo chegar a uma limpeza por semana.


A importância de contratar uma empresa profissional para limpar 

Enquanto a caixa de gordura de uma casa ou apartamento pode ser limpa com certa facilidade e seus dejetos descartados sem muitos problemas (de preferência que sejam levados a uma empresa de tratamento), quando falamos de restaurantes e espaços maiores, é necessário contratar uma empresa.

Em caixas de gordura que recebem um grande fluxo de efluentes, a limpeza manual é muito difícil. Além disso, não há maneira de descartar os efluentes sem causar impacto para o meio ambiente.