Limpeza de caixa de gordura o que diz a legislação

Limpeza de caixa de gordura o que diz a legislação

Limpeza de caixa de gordura o que diz a legislação a caixa de gordura é um dos pontos mais importantes no encanamento da cozinha. 

A sua função principal é garantir que o excesso de gordura não vá para a tubulação e acabe parando dentro da rede de esgoto e estação de tratamento. Além da estrutura, a limpeza de caixa de gordura também é fundamental.

Muito além de uma estrutura que oferece praticidade para evitar entupimentos, a caixa de gordura é uma estrutura exigida por lei para evitar a contaminação da água e do solo por conta da gordura derivada da limpeza de talheres.

A limpa fossa porto alegre 24horas realiza este serviço a mais de 20 anos, sempre com muita qualidade e eficiência, oferecendo as melhores soluções para os clientes e para o meio ambiente.

Pensando na importância desses sistemas, estamos trazendo este importante artigo para todos os nossos leitores e clientes! A limpeza da caixa de gordura é fundamental para evitar que a rotina de uma residência.

Ou de uma empresa seja afetada por conta de entupimentos e outros problemas. É fundamental estar por dentro de pontos importantes para garantir que você está fazendo tudo corretamente!


Qual a importância da limpeza de caixa de gordura?

Como o nome já indica, a caixa de gordura é responsável por coletar a gordura que vem da limpeza de talheres, pratos e panelas na cozinha. Através da simples ação da gravidade.

A água passa pela tubulação e a gordura fica retida na caixa. Como muita gente sabe, a gordura tende a se acumular nos canos, causando bloqueios que são difíceis de serem resolvidos. 

Portanto, em primeiro lugar a caixa de gordura protege o esgoto da casa. Em segundo lugar, a caixa evita que a gordura seja jogada no meio ambiente, contaminando o solo. 

E por último evita que toda essa gordura chegue à estação de tratamento, o que prejudicaria bastante todo o procedimento de tratamento.

Sendo assim, a limpeza da caixa de gordura é importante para evitar que o seu uso seja prejudicado. Como é de se esperar, eventualmente a caixa de gordura acaba enchendo, causando entupimentos.

Retorno de dejetos pelo ralo da pia e outros problemas. Em situação mais grave, a caixa de gordura pode acabar transbordando, não apenas causando problemas de mau cheiro, mas também problemas de contaminação.


O que a legislação diz sobre a limpeza da caixa de gordura?

Não existem legislações específicas para a limpeza da caixa de gordura. Porém, para o código ABNT NBR 8160:1999 estabelece as exigências e recomendações relativas ao projeto, execução.

Ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário e caixa de gordura, para atenderem às exigências mínimas quanto à higiene, segurança e conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas.

O que é determinado por diversos setores e que pode até gerar multa, é não realizar a limpeza de maneira correta e acabar deixando que a caixa de gordura transborde. 

Outro ponto importante é que a vedação da caixa deve estar em bom estado para evitar infiltração.


Quando limpar a caixa de gordura?

Apesar de não existir uma legislação que demande um período mínimo de limpeza, é fundamental que esse procedimento seja feito para evitar problemas.

Com isso em mente, é preciso entender que, mesmo sem uma legislação específica, existe algumas recomendações que devem ser seguidas.

Para garantir o bom funcionamento da caixa de gordura, é necessário fazer a limpeza a seguinte periodicidade:

De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns. De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos. De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues.

No caso de grandes restaurantes, ou restaurantes com comida tipicamente gordurosa (cadeias de fast food) é necessário que a limpeza seja realizada com menos frequência, podendo chegar a uma limpeza por semana.


A importância de contratar uma empresa profissional para limpar 

Enquanto a caixa de gordura de uma casa ou apartamento pode ser limpa com certa facilidade e seus dejetos descartados sem muitos problemas (de preferência que sejam levados a uma empresa de tratamento).

Quando falamos de restaurantes e espaços maiores, é necessário contratar uma empresa. Em caixas de gordura que recebem um grande fluxo de efluentes, a limpeza manual é muito difícil.

Além disso, não há maneira de descartar os efluentes sem causar impacto para o meio ambiente. Ao contratar uma empresa, como a limpa fossa porto alegre 24horas.

Você recebe todo o apoio para um serviço e que utiliza métodos e equipamentos que evitam problemas. Com o uso do equipamento de sucção, a gordura é totalmente retirada da caixa e é transportada em veículos específicos.

Evitando o despejo em lugares inadequados.


Lei sobre limpeza de caixa de gordura

As empresas de alimentos possuem normas especiais junto à Vigilância Sanitária para controle das condições sanitárias e higiênicas. Negligência em locais de produção, armazenamento.

Manipulação e preparo de alimentos pode gerar um problema de saúde pública e por isso a Anvisa precisa intervir. Uma das boas práticas é a limpeza de caixa de gordura regularmente.

Além deste, outro item importante é a realização do Controle Integrado de Pragas com uma empresa especializada. Os dois serviços se complementam, já que a falta de limpeza de caixa de gordura pode atrair insetos e animais.

Que causam transtornos ao local e à saúde humana. E isso é ainda mais preocupante quando há alimentos em jogo.


Conheça o que diz a lei sobre a caixa de gordura

Segundo a Resolução-RDC ANVISA nº 216/04, a caixa de gordura deve possuir dimensão compatível ao volume de resíduos. Além disso, deve estar fora da área de preparação e armazenamento de alimentos.

Deve-se sempre realizar a sua manutenção para perfeita conservação e funcionamento. A limpeza de caixa de gordura deve ser feita periodicamente. 

Geralmente o prazo é de 3 em 3 meses, porém ele pode ser encurtado dependendo do período de acúmulo dos detritos. Você pode realizar um contrato de manutenção com uma empresa especializada.

Que terá experiência para indicar a melhor rotina de limpeza. A higienização é indispensável pois é através dela que se evita o aparecimento de pragas por conta de acúmulo de sujeira.

E se junto à essa limpeza for realizado um serviço de controle integrado de pragas eficaz, a proteção torna-se ainda maior. Além da limpeza de caixa de gordura.

 O descarte de seus resíduos também deve ser feito de forma responsável. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 350 mil pessoas morrem por ano através de alimentos contaminados.

E esse número torna-se cada vez maior com o passar dos anos. A higienização dos produtos e do ambiente de trabalho deve ser uma preocupação recorrente dos donos de estabelecimentos alimentícios.