Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte

Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte

Limpa Fossa

A Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte conta com equipamentos de última tecnologia para desentupimento e limpeza de resíduos e placas da caixa de gordura através de hidrojateamento com água. Nosso pronto-atendimento funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. A Empresa Limpa Fossa Porto Alegre 24 Horas preza pelo compromisso e respeito com nossos clientes, oferecendo um serviço bem feito por profissionais.

A caixa de gordura é o compartimento que acumula resíduos sólidos, não só a gordura como outras impurezas que trafegam pelos canos, impedindo o entupimento das tubulações. Essa caixa funciona como uma espécie de filtro de produtos orgânicos que evita muitos desconfortos com entupimento e problemas semelhantes na rede de tubulações e esgotos, mas necessita de uma limpeza frequente para que não acumule os resíduos.

Como é de se imaginar, essas caixas acumulam uma grande quantidade de matéria orgânica que precisa ser dispensada e a Empresa Limpa Fossa Porto Alegre 24 Horas possuem equipamentos para esse tipo de trabalho realizam a limpeza de caixa de gordura. Os resíduos são drenados e transportados para descarte em estações de tratamento autorizadas e a caixa de gordura é muito importante presente em todas as casas.

Esse é um reservatório localizado entre o cano da pia da cozinha e o cano de coleta principal do esgoto. É importante entender que o sistema de esgoto não está preparado para lidar com óleo e gordura. Ao despejar esses materiais dentro da pia acontece a contaminação de uma grande quantidade de água, além de prejudicar consideravelmente o tratamento realizado pelas empresas de tratamento de água. Peça um orçamento gratuito.

A Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte realiza o desentupimento de canos e também a limpeza de caixas de gordura. Por isso, estamos trazendo algumas dicas sobre como limpar a caixa de gordura e porque esse sistema é tão importante para o seu encanamento. Além de prejudicar consideravelmente o tratamento de água realizado pela companhia de saneamento da cidade, o óleo jogado dentro do ralo da pia é um problema grave. 


Limpeza de Caixa de Gordura

Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte

O óleo é o grande inimigo dos canos do mundo inteiro. Em países europeus, com sistemas de esgoto da Era Vitoriana atualmente enfrentam problemas graves por causa do óleo jogado dentro das tubulações. Não é diferente aqui no Brasil, o óleo pode acabar criando barreiras em todo o sistema de coleta de esgoto e causar problemas graves. Esses problemas vão desde gastos a mais pelas companhias de saneamento até alagamentos por entupimentos.

Já no ambiente privado, a gordura e óleo dentro do encanamento pode fechar canos completamente, causando um entupimento bem complicado de ser resolvido e exigindo equipamentos profissionais. Com isso em mente, a caixa de gordura é nada mais do que um reservatório que impede que gordura entre pelo encanamento principal de esgoto. Esse sistema é tão importante que ele é exigido por lei em qualquer instalação hidráulica.

A ideia por trás do funcionamento é bem simples. A caixa de gordura tem um cano de entrada e um cano de saída logo abaixo, com uma cobertura. Essa cobertura permite que apenas água entre pelo cano e saída e não a gordura. Com isso, a gordura fica acumulada dentro da caixa e não prejudica o resto do encanamento.

Quando Realizar a Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte

Como é de se esperar, a caixa de gordura precisa ser limpa e esvaziada com uma determinada frequência. Com o tempo a gordura acaba enchendo a caixa e evitando a passagem de água. Isso causa transbordamentos e até retorno de água pelos ralos da cozinha. Situação nada agradável. Portanto, assim que notar que a caixa de gordura está ficando cheia, é hora de realizar uma limpeza e retirar a gordura de entro da caixa.

É recomendado os seguintes períodos:

  • De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns;
  • De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;
  • De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues;

Como Limpar a Caixa de Gordura?

A limpeza da caixa gordura residencial pode ser facilmente feita sem equipamentos profissionais. Aliás, alguns modelos de caixas até possuem sistemas de limpeza fácil, com um cesto especial para a remoção simples da gordura coletada.

Para limpar a caixa de gordura em casa você vai precisar de:

  • Luvas,
  • Sacolas de lixo,
  • Chave de fenda.

Use as luvas para proteger as mãos e abra a tampa da caia de gordura com a chave de fenda. Se ela tiver um cesto de limpeza, basta retirá-lo pela alça e jogar toda a gordura dentro da sacola plástica. Caso não possua o cesto, use as mãos (cobertas com luva) ou algum recipiente para tirar a gordura. Nas caixas de gordura de alvenaria, a gordura costuma grudar na parede e pode ser necessário uma espátula para a remoção completa do material.


Limpeza de Caixa de Gordura

Serviço de Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte

O Serviço de Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte é feita de forma diferente e é indicada para caixas de gordura maiores e que recebem muito fluxo de água ou que estejam em uma situação de entupimento completo. A limpeza profissional é feita através de um tubo de sucção capaz de remover toda a gordura das paredes, do cano de entrada e saída e deixar a caixa livre da sujeira e contar sempre com profissional  com experiência.

Procedimentos realizados de forma inadequado podem causar danos à caixa de gordura. Por isso, conte com a Limpa Fossa Porto Alegre 24 Horas para limpeza de caixa de gordura em poa. Com mais de 39 anos de experiência, estamos prontos para atender a nossos clientes a qualquer momento. A Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte realiza a limpezas rotineiras e também emergências, sempre com eficiência e agilidade.

Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte: O que diz a legislação

A caixa de gordura é um dos pontos mais importantes. A sua função principal é garantir que o excesso de gordura não vá para a tubulação e acabe parando dentro da rede de esgoto. A Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte também é fundamental  para evitar entupimentos, a caixa de gordura é uma estrutura exigida por lei para evitar a contaminação da água e do solo por conta da gordura derivada da limpeza de talheres.

O Serviço de Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte sempre com muita qualidade e eficiência, oferecendo as melhores soluções para os clientes e para o meio ambiente. Pensando na importância desses sistemas, estamos trazendo este importante artigo para todos os nossos leitores e clientes. A limpeza da caixa de gordura é fundamental para evitar que a rotina de uma residência ou de uma empresa seja afetada por conta de entupimentos.

Qual a importância da limpeza de caixa de gordura?

Como o nome já indica, a caixa de gordura é responsável por coletar a gordura que vem da limpeza de talheres, pratos e panelas na cozinha. Através da simples ação da gravidade, a água passa pela tubulação e a gordura fica retida na caixa. Como muita gente sabe, a gordura tende a se acumular nos canos, causando bloqueios que são difíceis de serem resolvidos. Em primeiro lugar a caixa de gordura protege o esgoto da casa.

Em segundo lugar, a caixa evita que a gordura seja jogada no meio ambiente, contaminando o solo. E por último evita que toda essa gordura chegue à estação de tratamento, o que prejudicaria bastante todo o procedimento de tratamento. Sendo assim, o Serviço de Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte é importante para evitar que o seu uso seja prejudicado. Como é de se esperar, causando entupimentos, retorno pelo ralo.

O que a legislação diz sobre a limpeza da caixa de gordura?

Não existem legislações específicas para o Serviço de Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte. Porém, para o código ABNT NBR 8160:1999 estabelece as exigências e recomendações relativas ao projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário e caixa de gordura, para atenderem às exigências mínimas quanto à higiene, segurança e conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas.

O que é determinado por diversos setores e que pode até gerar multa, é não realizar a limpeza de maneira correta e acabar deixando que a caixa de gordura transborde. Outro ponto importante é que a vedação da caixa deve estar em bom estado para evitar infiltração.

Quando limpar a caixa de gordura?

Apesar de não existir uma legislação que demande um período mínimo de limpeza, é fundamental que esse procedimento seja feito para evitar problemas. Com isso em mente, é preciso entender que, mesmo sem uma legislação específica, existe algumas recomendações que devem ser seguidas.

Para garantir o bom funcionamento da caixa de gordura, é necessário fazer a limpeza a seguinte periodicidade:

  • De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns;
  • De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;
  • De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues;
  • No caso de grandes restaurantes, ou restaurantes com comida tipicamente gordurosa (cadeias de fast food) é necessário que a limpeza seja realizada com menos frequência, podendo chegar a uma limpeza por semana.

A Importância de Contratar o Serviço de Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte para Limpar a Caixa

Enquanto a caixa de gordura de uma casa ou apartamento pode ser limpa com certa facilidade e seus dejetos descartados sem muitos problemas (de preferência que sejam levados a uma empresa de tratamento), quando falamos de restaurantes e espaços maiores, é necessário contratar uma empresa. Em caixas de gordura que recebem um grande fluxo de efluentes, a limpeza manual é muito difícil.

Ao contratar uma empresa, como a Empresa Limpa Fossa Porto Alegre 24 Horas, você recebe todo o apoio para um serviço e que utiliza métodos e equipamentos que evitam problemas. Com o uso do equipamento de sucção, a gordura é totalmente retirada da caixa e é transportada em veículos específicos, evitando o despejo em lugares inadequados. Contamos com todas as certificações e licenças para proteger o meio ambiente.


Serviço de Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre

Empresa de Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte

A caixa de gordura é um item obrigatório em toda a residência. A sua função é fazer exatamente o que o nome sugere, guardar gordura. Esse dispositivo fica geralmente entre as pias da cozinha e o cano que vai direto para a fossa ou a rede coletora de esgoto. Sua principal função é evitar que a gordura derivada da lavagem de pratos, talheres e outros utensílios de cozinha, entre pelo cano e acabar entupimento o encanamento principal.

Para ela exercer essa função é necessária uma rotina de manutenção e de limpeza para que ela nunca te deixe na mão.

Quando limpar a caixa de gordura

A quantidade ideal de limpeza de uma caixa de gordura é:

  • De 6 em 6 meses para caixas de gordura em residências;
  • De 3 em 3 meses para as caixas localizadas em apartamentos;
  • De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte;
  • Toda a semana em caso de grandes restaurantes ou locais com muito uso de óleo ou gorduras.

Nem sempre lembramos de realizar essa manutenção, e a caixa acaba entupindo. Esse é um problema que deve ser resolvido imediatamente, afinal ela não só representa um grande desconforto, mas também um risco para a saúde todos no local e para o meio ambiente.

Como saber se a caixa de gordura está entupida

Encanamentos quando entopem geralmente são bem fáceis de ser notado. A caixa de gordura não é diferente. Os principais sintomas de uma caixa de gordura entupida são:

  • Mau cheiro saindo da pia;
  • Escoamento da pia lento;
  • Caixa de gordura transportando;
  • Retorno de dejetos pelo ralo da pia.

Esses são sinais bem claro de que a caixa está entupida e precisa de solução imediata.

Como limpar a caixa de gordura

Não se engue, limpar a caixa de gordura não é nada fácil nem limpo ou cheiroso. É um processo trabalhoso que necessita de muito cuidado, tanto para proteger o encanamento como para proteger quem está executando a limpeza.

O que NÃO fazer ao Limpar a Caixa de Gordura

Como dissemos no começo do texto, o propósito da caixa de gordura é evitar que dejetos cheguem a rede principal de coleta. Portanto não podemos ir contra esse propósito. Ou seja, ao limpar a caixa de gordura é essencial retirar a gordura da caixa e não a empurrar para dentro do cano. Isso quer dizer: nada de jogar soda cáustica para derreter a gordura, nada de água quente ou desengordurante.

Todos esses produtos irão apenas amolecer a gordura que irá escorrer para dentro do cano e solucionar o problema por alguns dias antes da gordura endurecer e piorar tudo. Sem contar que o meio ambiente sofre muito se a gordura passar pelo cano. Ou seja, nada de derreter a gordura ao limpar a caixa.

Limpando a Caixa de Gordura

Para Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte é necessário primeiro a proteção pessoal e algumas ferramentas básicas para realizar a tarefa. Tenha em mãos os seguintes itens:

  • Máscara de gás (O cheiro é bem desagradável);
  • Luvas de borracha longas (de preferência até os ombros);
  • Raspador e espátula;
  • Sacos de lixo;
  • Roupas velhas e calçados emborrachados. A gordura dificilmente sai da roupa ou de sapatos, use vestimentas que não possuem mais uso para você;
  • Pé de cabra caso a tampa da caixa seja de alvenaria.

Algumas caixas de gordura são desenhadas para uma limpeza simples e cômoda. Nesses casos basta seguir as instruções do fabricante para limpá-las. Com tudo em ordem para começar, abra a tampa da caixa de gordura usando a espátula (se for uma tampa de PVC) ou um pé de cabra. Use a mão ou uma concha para retirar toda a gordura de dentro da caixa de depositá-las dentro do saco de lixo.

É um trabalho sujo, mas tem que ser feito para que a caixa volte a funcionar novamente. Evite deixar que a gordura entre para o cano principal. Use a espátula para retirar a gordura presa na parede da caixa. É importante retirar o máximo de resíduo sólido o possível. Assim que haver apenas líquido dentro da caixa a limpeza está pronta e tudo deverá voltar a funcionar como sempre.

Busque ajuda profissional

O Serviço de Limpeza de Caixa de Gordura Porto Alegre Zona Norte é comum atualmente. O trabalho é feito através de sucção por equipamento especializado e pessoal treinado. Dessa forma a limpeza é feita de forma rápida e sem nenhum incomodo para os moradores da residência.

A Limpa Fossa Porto Alegre 24 Horas possui uma equipe altamente treinada e preparada para lidar com esse problema da melhor forma possível. Encontre em contato com a nossa empresa e conheça os nosso preços e condições. Garantimos que o seu problema será resolvido de forma fácil e profissional.