Mau cheiro no ralo como eliminar

Mau cheiro no ralo como eliminar

Mau cheiro no ralo como eliminar muitas vezes o ralo pode representar um grande problema quando eles entopem ou pior ainda, quando começam a cheirar mal. O mau cheiro no ralo é um problema relativamente comum e que, felizmente, sempre tem solução.

Na maioria das vezes, o problema de mau cheiro no ralo é simples de ser identificado, pois existem poucos motivos para este problema. Para ajudar com possíveis problemas, a limpa fossa porto alegre 24horas criou este guia com algumas dicas para acabar com o mau cheiro do ralo de forma fácil e eficiente.

Além de explicar, de forma sucinta, como é o funcionamento do ralo e por que o mau cheiro é causado. Nós temos a solução para problemas de mau cheiro de esgoto.


O que causa o mau cheiro no ralo?

Primeiro, antes de saber como acabar com o problema do mau cheiro no ralo, é necessário entender o porque o mau cheiro aparece inicialmente. Este tipo de problema, acontece por dois principais motivos: Ralo entupido e ralo seco por algum problema.

O ralo, principalmente o do banheiro, está sujeito a vários tipos de entupimento. Até mesmo a espuma do shampoo é capaz de bloquear o ralo o suficiente para causar o mau cheiro. Outros itens que podem causar o entupimento é o cabelo e objetos sólidos que caíram dentro do ralo. A espuma de barbear também é um grande vilão dos ralos.

Neste caso, o mau cheiro acontece porque o ralo não está dando conta de drenar o que está sendo jogado nele. O mau cheiro é originado a partir dos dejetos enroscados no ralo. Já quando o ralo está seco, o mau cheiro acontece por não haver a barreira de água que evita que os gases voltem pelo encanamento.

Geralmente, este é o pior tipo de mau cheiro no ralo, pois ele é resultado do acumulo de todo o esgoto que passa pelo encanamento.


Como acabar com o mau cheiro no ralo entupido

No caso do ralo entupido, seja do box, da área externa ou de pias, é necessário resolver a obstrução. Algumas vezes, a obstrução fica logo abaixo da tampa do ralo, principalmente no chuveiro. Basta limpar o ralo e remover tudo que possa estar obstruindo a passagem de água.

Caso o entupimento não esteja visível, o melhor é contar com a limpa fossa porto alegre 24horas para realizar o serviço de caça-entupimento e encontrar a origem do defeito. Infelizmente, os entupimentos no encanamento do banheiro são muito mais persistentes e difíceis de serem removidos do que os da pia da cozinha.

Portanto, contar com ajuda profissional é a melhor maneira de evitar danos a tubulação.


Acabando com o mau cheiro do ralo seco

O ralo quando está seco, abre caminho direto para a passagem dos gases que causam o mau cheiro. Esse é um problema que parece simples de ser resolvido, mas no fundo há certas complicações em relação a isso. Ao abrir a tampa do ralo para entender o que está acontecendo, você notar que ele está seco.

Basta colocar água para que o cheiro pare de passar por ali. Porém, estes ralos são desenhados para que a água não vá embora completamente. A única situação em que o ralo esvazia, é quando o banheiro não é usado por muito tempo (por períodos maiores de 1 ou 2 meses).

Em situações normais, o ralo nunca ficará seco. Ou seja, tem algo de errado com aquela tubulação. Isso pode estar acontecendo porque o ralo está rachado ou furado, ou então há um vazamento em alguma parte da tubulação à frente do ralo.

No caso do mau cheiro no ralo da pia, o problema pode estar no sifão. Basta ajustar o sifão para realizar a curva em formato de U para criar a armadilha de água que segurará o mau cheiro. Apesar de não ser comum, é possível que o ralo instalado não seja adequado para o ambiente.

Nestes casos, o cheiro não aparece de repente e é constante. Quando o problema é ralo não adequado, é necessário fazer a troca completa da peça.


Receita para tirar o mau cheiro do ralo

Existe uma receita simples para tirar o mau cheiro do ralo: Faça uma solução com 500 ml de água morna, 200 ml de vinagre branco e 100 g de bicarbonato de sódio, despeje no ralo, deixe agir por 30 minutos. Depois basta despejar água quente pelo ralo.

Este procedimento realmente deixa um cheiro mais agradável no ambiente. Porém, é apenas uma solução paliativa, já que se o problema não for resolvido de vez, o mau cheiro sempre vai voltar. Esta pode ser uma opção interessante para casos de emergência, onde não há como realizar a manutenção de forma rápida.


Como tirar o cheiro de esgoto do banheiro de modo simples

Sabe quando você abre a porta do banheiro e sente um cheiro de esgoto? Isso pode ser um sinal de que algo não está funcionando corretamente. Para te ajudar a resolver esse problema, separamos algumas dicas de como tirar o cheiro de esgoto do banheiro.

O odor de esgoto pode vir tanto do vaso sanitário, como da pia do banheiro e pode causar bastante incômodo, além de ser prejudicial à saúde dos moradores da casa, que inalam esses gases. Neste post vamos te ajudar a tentar descobrir de onde está vindo esse cheiro.

E como sanar esse problema desagradável que pode estar assombrando o seu banheiro.


Por que o banheiro está com cheiro de esgoto?

Tem coisa mais desagradável do que quando você termina de limpar o banheiro, deixa tudo limpinho, mas minutos depois volta abrir a porta e está com um super cheiro de esgoto? Esses odores costumam ser causados pelos gases presentes na tubulação, pela falta de vedação e também do mau uso tanto da pia, como do vaso sanitário.

Vamos entender o que acontece em cada um desses casos e por que esse cheiro de esgoto persiste:


Mau uso do vaso sanitário

Usar o vaso sanitário como lixo é um dos principais causadores do mau cheiro. Jogar materiais como absorventes, fio dental, fios de cabelo, papel higiênico usado e até mesmo restos orgânicos, não é o mais recomendado. Esses itens podem entupir a tubulação, fazendo com que a água não escoe direito, causando o mau cheiro.

Portanto, o vaso sanitário deve ser utilizado apenas para receber dejetos humanos. Os demais materiais deverão ser descartados em lixo apropriado.


Mau uso da pia

A mesma dica serve para a pia do banheiro. Os fios de cabelo e pelos, ao serem jogados ralo abaixo, também podem ser causadores de mau cheiro. Isso porque, além de começarem a impedir a passagem da água e facilitarem um entupimento, também começam a se decompor, ocasionando o odor.

Por isso, ao se pentear, fazer a barba e afins, é aconselhável sempre tirar todos os pelos e cabelos da pia e jogá-los no lixo, como forma de impedir que eles desçam pelo ralo. Para obter mais dicas de como evitar o entupimento de esgoto, confira nosso post sobre o assunto.


Verifique a instalação do sifão, caixa sifonada e vaso sanitário

Outro fator que contribui bastante para o cheiro desagradável é o sifão e a caixa sifonada, que podem estar instalados de modo errado. Para verificar a instalação desses itens que fazem toda a diferença, especialmente para não deixar os gases e o mau cheiro subirem, basta ver se a curva ou a parte coletora estão retendo um pouco de água.

Caso tenha água, está funcionando normalmente, mas se você olhar e tiver pouca ou nada de água, então é sinal que o problema pode estar ali. Não só o sifão, como o vaso sanitário também pode estar mal instalado. O vaso precisa estar diretamente conectado com o encanamento e selado.

Para não deixar o gás que está dentro dos canos escapar. Se o problema estiver na vedação, será necessário retirar o vaso e refazer o processo de instalação, para ficar realmente vedado.


Como tirar o cheiro de esgoto do banheiro

Algumas dicas caseiras podem ajudar a amenizar e até solucionar o problema do seu banheiro com mau cheiro, confira:

– Para tentar mandar o cheiro ruim para bem longe do seu banheiro, em primeiro lugar, zele pela limpeza dele e realize faxinas periódicas. Água sanitária e um bom desinfetante podem ajudar bastante com o odor.

– Deixar o banheiro com a janela aberta ajuda a ventilar o ambiente, fazendo com que a circulação do ar amenize o cheiro de esgoto. Por mais que isso ajude, pode ser temporário.

Mas claro que o cheiro de esgoto no banheiro não se trata só de limpeza e ventilação, principalmente se o problema estiver dentro dos canos. Para ajudar a resolver o problema de mau cheiro nas tubulações, existe uma ótima receita caseira: você vai precisar de um copo de água.