O que é e para que serve a fossa séptica

O que é e para que serve a fossa séptica

O que é e para que serve a fossa séptica a fossa séptica tem um papel importante em diversas residências e localidades. O tratamento de esgoto é um dos mais importantes.

Em zonas rurais ou periferias afastadas de grandes centros, é possível encontrar residências que ainda não possuem tratamento de esgoto canalizado. 

Para essas áreas, é muito importante a criação de um sistema de tratamento efetivo e que traga os benefícios necessários para que os moradores tenham o que precisam para garantir não só a saúde dos indivíduos.

Mas também a não poluição o meio ambiente (algo que também está diretamente ligado com a saúde dos que estão no ambiente). Existem diversos tipos de fossa séptica, sendo a mais comum a fossa negra.

Feita de alvenaria e coberta com cimento. Além dela, existe também a fossa biodigestora, que é capaz de devolver a água dos efluentes sem causar nenhum risco ao meio ambiente, e, é claro, a fossa pré-moldada.


O que é a fossa séptica pré-moldada

Como nome já indica, as fossas sépticas pré-moldadas são fabricadas fora do local de instalação e levadas até o local da em que a fossa vai ser encaixada.

Esse processo agiliza drasticamente a montagem da fossa e garante mais segurança, considerando que os produtos pré-moldados devem estar de acordo com normas de inspeção e controle de qualidade.

Algo que as fossas negras de alvenaria podem não ter. As fossas biodigestoras também podem ser pré-moldadas. As fossas sépticas pré-moldadas são geralmente compradas diretamente com os fabricantes.

Que normalmente são empresas que fabricam estruturas de concreto pré-moldado ou pré-fabricado. A maioria dessas empresas dão cotação sobre a montagem das peças, dependendo do tipo escolhido.

Existem dois tipos diferentes de fossas sépticas pré-moldadas. Os modelos são as inteiriças e as em anéis. As inteiriças são feitas de uma única peça e não são necessariamente construídas de concreto.

Elas podem ser feitas de materiais como PVC e polietileno, por exemplo. As inteiriças são levadas até o local onde a fossa foi cavada e são encaixadas de acordo com o projeto.

As fossas sépticas em anéis exigem a montagem no local do projeto. Essas fossas são constituídas de anéis de cimento pré-moldados que são encaixados em cima de uma base lajeada.

Depois de montada, a fossa recebe uma camada de concreto magro para vedação e a tubulação, deixando-a pronta para uso. Vale lembrar que a tubulação das fossas sépticas pré-moldadas precisa ter um caimento de 2%.

2 cm a cada metro para garantir o funcionamento correto. Por isso, é importante que a instalação seja sempre feita por um profissional com experiência nesse tipo de sistema.

Sempre confie em profissionais treinados e especializados nesses projetos.


Para que serve a fossa séptica pré-moldada

A fossa séptica pré-moldada tem exatamente a mesma função de outras fossas. Ela recebe os efluentes de uma residência, realiza o tratamento biológico do material nocivo à saúde e através de um sumidouro.

Devolve o líquido para o meio ambiente sem prejudicar a natureza. A diferença da fossa pré-moldada fica por conta da sua praticidade de instalação e para futuras manutenções.

Há também a garantia de um projeto mais bem executado, já que ela está dentro de padrões aprovados pelo mercado e pela indústria.Apesar da facilidade de instalação, é preciso ficar atento e alguns detalhes.

Por exemplo, é necessário realizar um cálculo em relação ao nível de consumo de água da residência. Por padrão, é usado um valor e 250 litros de água por pessoa por dia. 

Com isso em mente, a recomendação do mercado é que a fossa não tenha menos de mil litros.


Para que serve a Fossa Séptica?

O tanque séptico, ou fossa, como é popularmente conhecido, faz parte de um sistema de tratamento de esgoto em conjunto com o sumidouro. Sabemos que a fossa foi o primeiro sistema de tratamento inventado.

E que até hoje é o mais usado. Mas qual a diferença entre eles?


Fossa Séptica

A Fossa Séptica é responsável por evitar que os dejetos humanos sejam lançados diretamente em rios e lagos, ou até mesmo na superfície do solo. Além disso, a fossa séptica é responsável por evitar que doenças se espalhem.

Por isso ela é importante em projetos de casas. De uma maneira mais técnica trata-se de um tanque que recebe esgoto (dejetos e águas servidas) e divide o solido do liquido, iniciando o processo de degradação biológica.


Características da Fossa

A fossa séptica é um tanque enterrado que recebe e trata o esgoto. A utilização da fossa reduz a contaminação do solo, rios e lagos pelo esgoto. São unidades simples e não possuem qualquer tipo de mecanização.

De fácil operação e custo baixo, que realiza diversas funções. A fossa é um sistema eficiente de tratamento de esgoto local e faz isso de forma natural, realizando diversas funções simultaneamente.

O tamanho da fossa depende da quantidade de pessoas que moram na casa, ela é dimensionada baseada no consumo de água por dia e por pessoa. Cerca de 200 litros!

Porém de uma maneira geral a capacidade da fossa não pode ser inferior a mil litros.


Dicas

Não plante árvores perto da instalação séptica. Mantenha plantas de raízes profundas longe do tanque e longe dos tubos subterrâneos. Faça manutenção da instalação adicionando mensalmente fortes bactérias.

Para evitar o acumulo indesejado de esgoto e gordura. Jamais coloque produtos químicos na instalação séptica. Tinta, água sanitária e fortes produtos de limpeza matam a maioria das bactérias instantaneamente e assim.

A sua instalação não pode degradar os resíduos como deveria. Use um tratamento de manutenção, se você usa esses produtos e eles acabam por se alojarem em seu tanque séptico.

Não descarregue nada em sua situação séptica que não seja biodegradável.


Avisos

Nunca entre na instalação séptica ou respire os gases liberados por ela. Muitas pessoas morrem quando enfiam a cabeça sob a tampa da fossa séptica para ver o que está de errado. Os gases na fossa séptica são tóxicos.

Nunca fume perto da tampa do tanque séptico ou onde vapores pesados estão presentes. Você pode explodir a sua casa inteira, incluindo o sistema, você e outros ao seu redor.