O que é soda cáustica e como usar e para que serve

O que é soda cáustica e como usar e para que serve

O que é soda cáustica e como usar e para que serve – Ela é vista, em boa parte das vezes, como uma grande aliada dos moradores de uma residência. Ou até mesmo daqueles que ocupam determinado imóvel, quando se deparam com os mais variados tipos de entupimentos na tubulação.

Usada, via de regra, de forma equivocada, a soda cáustica provavelmente já foi considerada uma “solução” para aquele cano entupido. Mas, você sabe o que é a soda cáustica e para que serve, exatamente? A equipe da Limpa Fossa Porto Alegre te conta a seguir.

O que é soda cáustica e como usar e para que serve – Soda cáustica: um agente de limpeza

A soda cáustica se trata de um produto industrial obtido através da ação da eletrólise , que se dá por meio da reação entre a água e cloreto de sódio.

Essencialmente, em tempos mais primórdios, era usada como um produto que auxiliava essencialmente na limpeza e higienização.

Também tendo seu uso atrelado à fabricação de sabão, a soda cáustica é o que podemos chamar de polivalente, afinal, permite várias utilidades.

Por exemplo, a soda cáustica é muito usada:

  • Para neutralizar poluição;
  • Em limpeza em geral;
  • Na remoção dos ácidos graxos;
  • No tratamento do algodão, entre outros.

Soda cáustica para desentupir canos: certo ou errado?

Com certeza, um dos usos mais comuns da soda cáustica é a sua aplicação com a finalidade de desobstruir canos e entupimentos nas tubulações em geral.

Isso ocorre devido a alta capacidade corrosiva do produto, que é capaz de desbloquear os tubos, gerando assim o desentupimento. No entanto, este método não é o mais adequado, devido a uma série de fatores.

Podemos, dentre eles, destacar os seguintes:

  • O uso da soda cáustica pode ser altamente nocivo às pessoas, uma vez que em contato com pele, olhos ou até mesmo se ingerido, acarreta em problemas graves, desde gastrointestinais, até mesmo irritações na pele, podendo ser fatal;
  • Comprometimento da tubulação, uma vez que pode corroer os canos, gerando assim um problema ainda mais grave e maiores prejuízos à infraestrutura do imóvel;
  • Camuflar problemas de entupimento, que podem ter uma gravidade muito maior, etc.

Se tiver com problemas de entupimento em seu imóvel, faça a coisa certa: ao invés de usar soda cáustica, use a Inteligência e chame a equipe de profissionais da Limpa Fossa Porto Alegre.

Por: Blog de Noticias: O que é soda cáustica e como usar e para que serve