Para que serve a limpeza de fossa?

Para que serve a limpeza de fossa?

Para que serve a limpeza de fossa? A fossa fica localizada no subterrâneo e é o local onde são despejados constantemente materiais provenientes de banheiros, pias e esgotos em geral.

A manutenção e limpeza de fossa garante o perfeito funcionamento dos processos que a envolvem, evitando possíveis dores de cabeças num futuro próximo. A limpeza de fossa nas empresas evita o entupimento, que compromete e prejudica o esgoto colocando em risco a saúde de todos os funcionários.

A limpeza de fossa é um processo fundamental para infraestrutura de:

  • Empresas,
  • Residências,
  • Escolas,
  • Hospitais,
  • Estabelecimentos comerciais,
  • Dentre outros locais.

O que são fossas?

As fossas nada mais são que um sistema integrado de tratamento de esgoto. Em âmbitos empresariais, as fossas recebem um alto volume de esgoto e por isso tendem a entupir ou ficarem sujas rapidamente. Desta maneira é de suma importância o processo de limpeza da fossa, feito por uma empresa desentupidora e que esteja dentro de todas as normas técnicas, qualificada para o trabalho.


Entenda como funciona a limpeza de fossa

É muito comum existir o entupimento. Isso ocorre em função do volume de resíduos que a fossa recebe diariamente. Para evitar que o entupimento aconteça, o mais indicado são as manutenções preventivas.

A contratação de uma empresa que faz este serviço é essencial, uma vez que é difícil de saber mexer em uma fossa sem um nível especializado de trabalho. As empresas de limpeza de fossa possuem material e equipamentos exclusivos para este tipo de serviço.

A limpeza de fossa evita acontecimentos mínimos, que podem se tornar um grande problema. Podemos citar alguns deles:

  • Evitar o mau cheiro causado pelo esgoto,
  • Prevenir a chegada de insetos,
  • Impedir a contaminação da água e do solo da empresa,
  • Evitar doenças,
  • Prevenir problemas graves na tubulação,
  • Evitar que o serviço se torne mais difícil e ainda mais caro.

Como escolher uma empresa de limpeza de fossa?

É fundamental contratar uma empresa que preste um serviço sério e de qualidade. Além disso, é importante que ela esteja dentro das normas técnicas solicitados por órgãos ambientais.  Atualmente, existem legislações específicas, e a empresa contratada deve obedecer a esses parâmetros legais.

Desta maneira, garantindo a eficácia no serviço, o comprometimento com o meio ambiente e a garantia de qualidade ao cliente que a contratou. Um serviço mal feito pode gerar danos a empresa, e prejudicar toda a rede local. As técnicas indicadas são as de limpeza de fossa por sucção ou por hidrojateamento. Todas da qual a Limpa Fossa Porto Alegre são responsáveis.

Como é feita a limpeza da fossa

A limpeza deve seguir métodos especificados pelo fabricante. Porém, existe um certo padrão na forma em que a limpeza deve ser feita.

A parte indispensável da limpeza da fossa é a remoção do lodo que fica no reservatório. Esta é uma atividade feita sempre com caminhões de sucção especializados e que deve, no entanto, ser realizada por empresas profissionais e com experiência.

Existe um grande risco de contaminação do solo e do ambiente durante uma limpeza não profissional. Portanto, nunca tente realizá-la e forma amadora.

O primeiro passo da limpeza da fossa é a extinção dos gases. Para isso, a tampa da fossa fica aberta por um certo período. Os gases, tratados corretamente pelas bactérias, podem voltar ao meio ambiente de forma menos nociva. Este período de “respiração” da fossa é fundamental para a segurança e limpeza da estrutura.

Após a supressão dos gases é feita a sucção do material sólido. O lodo é sugado por mangueiras para dentro do caminhão. Os caminhões da Limpa Fossa Porto Alegre possuem alta tecnologia e são desenhados para receber estas substâncias sem nenhum perigo ambiental ou para a saúde pública.

Nossa empresa está altamente equipada com maquinários modernos além de profissionais capacitados para o serviço de limpeza de fossa. Além disso, a mesma está de acordo com todas as leis e diretrizes determinadas para este processo. Entre em contato conosco e solicite um orçamento de limpeza de fossa para sua empresa.

Por: Para que serve a limpeza de fossa?