Para que serve uma Fossa Séptica?

Para que serve uma Fossa Séptica?

O tanque séptico, ou fossa, como é popularmente conhecido, faz parte de um sistema de tratamento de esgoto em conjunto com o sumidouro. Sabemos que a fossa foi o primeiro sistema de tratamento inventado, e que até hoje é o mais usado. Mas qual a diferença entre eles?

Fossa Séptica

A Fossa Séptica é responsável por evitar que os dejetos humanos sejam lançados diretamente em rios e lagos, ou até mesmo na superfície do solo. Além disso, a fossa séptica é responsável por evitar que doenças se espalhem, por isso ela é importante em projetos de casas.

De uma maneira mais técnica trata-se de um tanque que recebe esgoto (dejetos e águas servidas) e divide o solido do liquido, iniciando o processo de degradação biológica.

Características da Fossa

A fossa séptica é um tanque enterrado que recebe e trata o esgoto. A utilização da fossa reduz a contaminação do solo, rios e lagos pelo esgoto.

São unidades simples e não possuem qualquer tipo de mecanização, de fácil operação e custo baixo, que realiza diversas funções.

A fossa é um sistema eficiente de tratamento de esgoto local e faz isso de forma natural, realizando diversas funções simultaneamente.

O tamanho da fossa depende da quantidade de pessoas que moram na casa, ela é dimensionada baseada no consumo de água por dia e por pessoa. Cerca de 200 litros! Porém de uma maneira geral a capacidade da fossa não pode ser inferior a mil litros.

Dicas:

Não plante árvores perto da instalação séptica. Mantenha plantas de raízes profundas longe do tanque e longe dos tubos subterrâneos.

Faça manutenção da instalação adicionando mensalmente fortes bactérias para evitar o acumulo indesejado de esgoto e gordura.

JAMAIS coloque produtos químicos na instalação séptica. Tinta, água sanitária e fortes produtos de limpeza matam a maioria das bactérias instantaneamente e assim, a sua instalação não pode –degradar os resíduos como deveria. Use um tratamento de manutenção, se você usa esses produtos e eles acabam por se alojarem em seu tanque séptico.

Não descarregue nada em sua situação séptica que não seja biodegradável.

Avisos

Nunca entre na instalação séptica ou respire os gases liberados por ela. Muitas pessoas morrem quando enfiam a cabeça sob a tampa da fossa séptica para ver o que está de errado. Os gases na -fossa séptica são tóxicos.

Nunca fume perto da tampa do tanque séptico ou onde vapores pesados estão presentes. Você pode explodir a sua casa inteira, incluindo o sistema, você e outros ao seu redor.