Passo a passo da limpeza de fossa

O serviço de limpeza de fossa requer tempo e paciência para ser desempenhado, até porque a limpeza de fossa é um serviço primário de saneamento básico.
Apesar de não ser o correto, as pessoas requerem o serviço especializado quando o fossa já apresenta problemas graves, mas a melhor opção é contratar uma empresa de limpa fossa que faz essa prestação de serviço regularmente.

Os benefícios em contratar desentupidora para esse serviço são receber uma equipe qualificada para lidar de acordo com cada tipo de fossa e saber que eles utilizam os melhores equipamentos. Além disso, apenas profissionais conseguem tirar todos os dejetos descartados, para não poluir o meio ambiente, como rios, lagos ou até a contaminação direta com as pessoas.

No ato do processo, deve-se notar se algumas medidas de segurança foram tomadas. As principais são: Verificar se todos os operadores devem ter domínio no uso de EPIs em perfeitas condições, realizar a análise completa da área, conhecer a área antes de começar a operação, não acender fósforos ou isqueiros quando a fossa estiver aberta, uma vez que os gases presentes podem ser inflamáveis e o operador do caminhão deve estar sempre próximo do equipamento.

O processo funciona da seguinte forma:

Desobstrução do local

Ao contratar a empresa escolha um dia/hora em que a fossa não vá receber resíduos;

Respiração

A tampa será aberta e a fossa vai respirar durante alguns minutos.
Não é aconselhável acender fósforos ou cigarros por perto nesse momento, porque o gás acumulado no interior da fossa é explosivo;

Sucção

O carrinho sobre o qual está montada uma bomba diafragma (para fluídos), de diâmetro de 75 mm a 100 mm será levado para o local. Esta bomba pode ser de sucção, manual ou eléctrica;

Introdução do mangote

Introduzir o mangote diretamente na caixa de inspeção (ou no tubo de limpeza caso exista);

Retirada de resíduos

Os resíduos retirados da fossa são encaminhados para um leito de secagem ou para um carro-tanque especial dando-lhe o destino sanitário adequado. Caso os resíduos fiquem endurecidos, deve ser adicionada água e deve-se agitar com um agitador apropriado;
Deve ter em atenção que não deve retirar todo o resíduo de dentro da fossa. Deixe sempre cerca de 10% para que o reiniciar do processo seja mais fácil.

A quantidade de vezes que esse limpeza deve ser feita pode variar de acordo com o número de pessoas no ambiente e da quantidade de água utilizada. O indicado é que os tanques sépticos sejam esvaziados a cada três anos, para não ocorrer nenhum problema em longo prazo.
Alguns conselhos para aumentar a durabilidade da limpeza são: não colocar nada pesado sobre ou próximo à fossa séptica, evitar ter plantas ou árvores próximas à fossa, não passar em cima da fossa com automóveis, e não jogar lixo.

Quando perceber que a fossa está quase cheia, você pode jogar água quente. Não utilize soda cáustica ou outro material doméstico, isso pode colocar em risco a sua vida e de quem mais tiver contato com o local.