Qual importância de fazer a limpeza de fossa séptica?

Qual importância de fazer a limpeza de fossa séptica?

 (51) 3342-8908

Qual importância de fazer a limpeza de fossa séptica? A limpeza da fossa séptica é fundamental para o seu bom funcionamento.

A falta do cuidado adequado pode acarretar em diversos problemas, decorrentes principalmente do acúmulo de lodo. O excesso desse material pode fazer com que a fossa transborde, exale mau cheiro ou facilite o aparecimento de pragas.

Além disso, as fossas sépticas podem apresentar problemas pela ausência de limpeza, fazendo com que seja necessário repará-las, o que pode sair mais caro que o serviço de manutenção.

Qual importância de fazer a limpeza de fossa séptica? Quando fazer a limpeza?

A periodicidade com que a limpeza deve ser feita é uma dúvida muito comum. Infelizmente, não há uma resposta precisa para isso. Recomenda-se que o serviço seja feito pelo menos uma vez ao ano.

Deve-se, contudo, ficar atento ao nível de rejeitos presentes na fossa e eventualmente realizar a limpeza em períodos menores de tempo, sempre levando em conta fatores como o número de habitantes na casa e o volume de água utilizado.


Qual importância de fazer a limpeza de fossa séptica?

Como a limpeza é feita?

A limpeza da fossa séptica é feita com a intenção de retirar a maior parte do lodo que se concentra no fundo dela. Para isso, alguns passos são necessários.

Primeiro, é importante que a fossa fique alguns minutos destampada, para que os gases produzidos e que ficam retidos lá dentro sejam liberados. Esses gases podem ser perigosos e trazer riscos à saúde.

Depois, o material é sugado com uma mangueira para um recipiente apropriado, geralmente em um caminhão-pipa, que fará o transporte do que foi coletado para o tratamento em local correto. É interessante não retirar todo o lodo da fossa, mantendo cerca de 10% do material para que o tratamento do esgoto continue normalmente após a limpeza.

Caso o lodo do fundo da fossa esteja duro, é necessário colocar água e misturá-lo com um agitador para que a sucção seja possível. É recomendável também que se escolha um dia e horário em que a fossa não receba esgoto.

Diante da necessidade de materiais e ferramentas adequadas e o transporte para locais apropriados, é fundamental que uma empresa especializada e com experiência no processo seja contratada para a realização do serviço.

Quais os problemas de não fazer a limpeza?

Como já mencionado, não realizar a limpeza da fossa pode fazer com ela transborde, apresente odor desagradável ou propicie o aparecimento de pragas. Mas esses não são os únicos problemas que podem aparecer.

A falta de higienização desses locais pode contaminar o solo e os lençóis freáticos, que muitas vezes são utilizados como fonte de água potável, e propiciar o surgimento de doenças causadas pela falta de coleta e tratamento de esgoto ou aquelas transmitidas por pragas.

Por fim, não realizar essa tarefa pode fazer com a fossa fique e cheia e os rejeitos acabem voltando pela tubulação. É importante compreender que a limpeza de fossa séptica é uma atividade de caráter preventivo.

As consequências, tanto ambientais e de saúde quanto financeiras, de não fazê-la são muito mais graves do que o trabalho e o custo de contratar uma empresa especializada. Quer saber mais sobre o assunto e conhecer as melhores soluções para a limpeza de fossas?


Limpeza de fossa séptica previne doenças

Não deve ser nenhuma surpresa que a falta de limpeza da fossa séptica pode apresentar riscos à saúde. Afinal, trata-se de esgoto não tratado.

Em caso de enchente, entupimento ou ingestão acidental, há uma série de doenças que podem infectar as pessoas que entrarem em contato com os dejetos, dentre elas diarreia, giardíase, febre tifoide, lombrigas, leptospirose, hepatite A e cólera.

Por isso, mantenha a manutenção da fossa séptica da sua casa sempre em dia e deixe sua família protegida desses perigos.

Ficou clara a importância de realizar a limpeza da sua fossa séptica? Então entre em contato com a Desentupidora Limpa Fossa Porto Alegre e solicite um orçamento para limpeza de fossa séptica em Porto Alegre. A Limpa Fossa Porto Alegre conta com equipamentos modernos e equipe treinada para garantir a qualidade do serviço e a segurança da sua família!

Por: Qual importância de fazer a limpeza de fossa séptica?

Total Visualização: 10 , Hoje: 1