Quando é preciso limpar fossa séptica?

Quando é preciso limpar fossa séptica?

 (51) 3342-8908

Quando é preciso limpar fossa séptica? Você sabe que precisa limpar a fossa séptica de vez em quando para evitar entupimentos e problemas? Saiba quando é o melhor momento para fazer a limpeza.

Uma fossa séptica é um típico poço instalado no quintal de residências sem conexão direta a uma rede de esgotos urbanos, para coletar e tratar águas residuais e de esgoto.

Geralmente de concreto ou plástico, é construída de forma hermética e segura, para evitar vazamentos e a saída de odores desagradáveis e gases prejudiciais. A limpeza da fossa séptica da sua casa, empresa ou edifício é algo que deve ser feito, e queremos que você saiba quais fatores deve considerar antes de começar a fazer isso.

Quando é preciso limpar fossa séptica? COMO FUNCIONAM AS FOSSAS SÉPTICAS?

A fossa séptica funciona de maneira muito simples, geralmente são instaladas onde as linhas de esgoto municipais não estão disponíveis, o que significa que elas servem proprietários rurais ou casas que não tem o serviço de coleta de esgoto. O esgoto então é depositado em uma fossa séptica, a parte sólida é depositada no tanque, onde bactérias agem sobre a parte sólida do esgoto para fazer a decomposição do mesmo.


QUANDO UMA FOSSA SÉPTICA DEVE SER ESVAZIADA?

Como regra geral, idealmente, você deve esvaziar sua fossa séptica uma vez a cada três a cinco anos. No entanto, a frequência varia de acordo com o uso e quantas pessoas vivem em sua casa. Pode ser necessário esvaziar a fossa com mais frequência em famílias maiores.

Ocasionalmente, esvaziar o tanque séptico é essencial para uma operação confiável. Um tanque séptico que não está funcionando pode causar problemas para qualquer agregado familiar, como o esgoto voltando para a casa, através dos ralos, canos e sanitários.

Para evitar reparos caros e possíveis riscos à saúde, é recomendável examinar e anotar os intervalos de bombeamento de fossas sépticas da sua casa para ajudar a criar um cronograma de bombeamento. Por exemplo, imagine quanto tempo você esperou antes de esvaziar o sistema anteriormente e se isso significava que você estava lidando com problemas de vazamento de esgoto.

Você também pode conversar com seus vizinhos, com famílias de tamanhos semelhantes para ter uma noção melhor de quantas vezes você deve ter seu tanque séptico esvaziado.

Quando é preciso limpar fossa séptica? SINAS DE PROBLEMAS NA FOSSA SÉPTICA

Ainda existem muitas cidades com bairros inteiros em que cada residência precisa ter o seu próprio sistema de águas residuais sépticas e é importante garantir que elas funcionem corretamente, solucionando problemas de transbordamentos.

Sinais Iniciais

O primeiro sinal de que algo está errado com o seu sistema séptico é o fluxo de água. Se você repentinamente encontrar suas pias, ralos e vasos sanitários diminuindo fluxo de água, é provável que seu sistema séptico esteja se enchendo e provavelmente precise de uma limpeza. Em alguns casos, pode tentar esticar as coisas com a utilização de produtos de limpeza bacterianos para fossas sépticas, e ganhará algum tempo. De fato, um tratamento mensal com esse tipo de produto provavelmente manterá as coisas funcionando.

Outro sinal claro de que algo está errado com seu sistema séptico é um quintal ou gramado constantemente úmido. As fossas sépticas com problemas geralmente têm transbordamentos. Se você achar que seu quintal está constantemente molhado, mesmo que o tempo esteja seco por um longo tempo, é muito provável que sua fossa séptica esteja transbordando e que seja hora de contratar uma empresa que tenha um caminhão limpa fossa.


Odores Desagradáveis

Outro sinal revelador de que seu sistema séptico não está funcionando é o cheiro. Se houver um odor bastante forte em seu quintal e você descobrir que plantas crescem mais rapidamente, pode ser que exista nutrientes enriquecidos vazando da fossa séptica e nutrindo raízes das plantas em seu quintal. Você pode tentar um agente bacteriano novamente e ele pode fornecer algum tempo, mas, no final, você precisará considerar contratar uma empresa credenciada para fazer o serviço de esvaziamento da fossa séptica.

QUANDO LIMPAR A FOSSA SÉPTICA. FATORES A CONSIDERAR

Não é fácil saber quando é preciso esvaziar uma fossa séptica, mas o período de limpeza geralmente varia entre 1, 3 e até 5 anos. Fazer isso mais cedo ou mais tarde dependerá de 3 fatores específicos:

O tamanho do poço

Embora seja recomendável limpar e esvaziar o poço quando os resíduos atingirem cerca de metade da capacidade, é difícil determinar quando eles atingem esse nível. Como os poços podem ter tamanhos ou volumes diferentes, podemos salientar que nos menores, é aconselhável limpá-los uma vez por ano, os maiores a cada dois ou três anos.

O número de pessoas que o usam

Uma fossa séptica usada em uma casa por uma única pessoa, casal ou família, não é a mesma que aquele instalada em um prédio residencial onde muitas pessoas moram. Porque, no segundo caso, ela atinge sua capacidade rapidamente (embora também tenha mais capacidade).

O uso feito disso

Uma fossa instalado em uma residência comum não será preenchida na mesma proporção que em uma casa que é habitada apenas nos finais de semana ou nas férias.

Por outro lado, algo muito importante que devemos considerar é que a limpeza de uma fossa séptica deve ser realizada com cuidado especial devido aos gases que são liberados nela. E que, como já dissemos, podem ser danosos. Portanto, o mais adequado para garantir a integridade física das pessoas, é que o trabalho de manutenção preventiva, reparos de vazamentos e esvaziamento de fossa seja realizado por uma empresa de fossa séptica especializada que tem os equipamentos e sabe como realizar com segurança o trabalho.


Como desentupir fossa com soda cáustica?

Em muitos casos a fossa séptica não está entupida, está cheia é precisa ser esvaziada. Além disso, não se deve utilizar soda cáustica ou qualquer outro produto químico para desentupir a fossa séptica. Precisamos remover o excesso de matéria orgânica, que é depositado no fundo, pois é neste lodo que se encontram as bactérias anaeróbias que são as responsáveis pelo processo de tratamento do esgoto e são importantes para que o funcionamento normal da fossa não seja prejudicado

No entanto, se a fossa séptica estiver com muita gordura, deve se utilizar enzimas para tratamento primeiro e depois bactérias para realizarem a exclusão de substâncias indesejáveis do material.

Dependendo da sujidade e da quantidade de lodo, as enzimas e bactérias de fossas não irão fazer a limpeza do posso de forma eficiente. Nestes casos, somente funcionará de forma satisfatória contratando uma empresa limpa fossa.

Por: Quando é preciso limpar fossa séptica?

Total Visualização: 17 , Hoje: 2