Saiba como desentupir ralo do quintal e áreas de convivência

Saiba como desentupir ralo do quintal e áreas de convivência

Saiba como desentupir ralo do quintal e áreas de convivência, os ralos são fundamentais para o escoamento da água, seja no box dos chuveiros.

Quando os ralos entopem, uma série de complicações surgem, gerando desde poças d’água, até inundação e prejuízos, decorrentes do acúmulo de água no local.

É algo comum o entupimento dos ralos de chuveiros e áreas externas, devido a uma série de fatores. Exatamente por isso, é de extrema necessidade saber como desentupir ralos e evitar problemas de maiores proporções.


Como desentupir ralo do quintal e áreas de convivência: motivos do entupimento

Uma série de fatores podem causar o entupimento dos ralos das áreas externa e internas, como o ralo debaixo do chuveiro, por exemplo.


Nas áreas externas, os principais motivos são:

-Acúmulo de folhas, lixos e sujeira;

-Restos de areia, terra e materiais de construção;

-Ausência da grade protetora do ralo, que evita que pedras, folhas, papeis e diversos materiais adentrem ao encanamento.

-Acúmulo de fios de cabelo, barba;

-Acumula da gordura de shampoos, sabão, etc.

-Não jogue soda cáustica no ralo, ela pode ser perigosa para quem a utiliza, e acaba danificando o encanamento;

-Ao tentar remover a obstrução com objetos pontiagudos, tome cuidado com sua rigidez. Isso pode furar o cano e causar um problema ainda maior;

-Não force a entrada do objeto para a desobstrução, você poderá quebrar o cano.


Desentupir ralo do quintal e áreas de convivência: como não os desentupir

Na ânsia de resolver rapidamente o entupimento, é fato que muita gente apela para soluções caseiras, o que, cá pra nós, quase sempre dá errado, cria complicações e não resolve o entupimento.

Seja em residências, empresas e estabelecimentos públicos ou comerciais em geral, tais ambientes se caracterizam muitas vezes pela circulação frequente de pessoas e exposição a diversos objetos e materiais.

Que com o tempo, podem comprometer o fluxo do escoamento dos ralos. Por isso, esteja você passando por este problema agora ou não, é sempre importante saber quais procedimentos adotar para evitar grandes transtornos.

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas de como desentupir ralo do quintal e áreas de conivência, e assim, evitar prejuízos e solucionar rapidamente o problema.


Algumas medidas preventivas

Se houver árvores e plantas próximas aos ralos, procure usar uma tela de proteção na entrada do ralo. Pedras e restos de cimento, comuns em ambientes que estão em obras, também costumam entupir os ralos.

Fique alerta e procure evitar que isso aconteça. Na ocasião de lavar o quintal ou a área de convivência, antes de jogar água, varra toda a sujeira pra longe dos ralos.


Desentupir ralo com o uso de uma mangueira

Se o entupimento for parcial, é possível que com uma simples mangueira, daquelas que todos tem em casa, o problema do entupimento de ralo seja rapidamente resolvido.

Para tanto, basta inseri-la na boca do ralo e ligar a torneira. Com a pressão da água, o ralo poderá ser desobstruído.


Limpar a caixa de inspeção

Algumas vezes a origem do entupimento da tubulação não está exatamente relacionada aos materiais que adentraram ao ralo, mas sim a falta de limpeza da caixa de inspeção.

Considere contratar uma equipe especializada para realizar a limpeza e manutenção da mesma. Jamais apele para o uso e produtos químicos e métodos duvidosos de desentupimento de ralos.

No caso de nenhuma das maneiras de desentupimento citadas acima surtirem efeito.


Por que o desentupir ralo do quintal e áreas de convivência entope?

Uma das principais causas de entupimento do desentupir ralo do quintal e áreas de convivência é o cabelo que pode se acumular na sua entrada. Além disso, pequenas partes do sabonete que caem no ralo também podem causar algum entupimento.

Também é possível que algum objeto pequeno tenha caído no ralo, o que impede a passagem de água no encanamento e faz o ralo entupir.


Para desentupir ralo do quintal e áreas de convivência você pode executar alguns destes procedimentos:

-Remova a tampa do ralo e retire o cabelo que possa estar acumulado. Muitas vezes, uma simples limpeza pode resolver o seu problema com o entupimento;

-Você pode colocar um pedaço de arame no interior da tubulação e verificar se existe algum objeto obstruindo a passagem da água. Mas fique atento para não danificar o encanamento;

-Utilize o desentupidor caseiro fazendo pressão até que ele sele sobre a grade. Isso pode ajudar no desentupimento;

Outra coisa que você pode tentar para desentupir o desentupir ralo do quintal e áreas de convivência, é utilizar bicarbonato de sódio e vinagre. Coloque no ralo duas colheres do bicarbonato e logo em seguida um copo de vinagre.

 Após meia hora adicione um litro de água quente. Se nenhum destes meios resolver o problema, não insista. Você pode agravar o entupimento.


Equipamentos especiais

Árvores plantadas próximas de encanamentos também podem provocar entupimentos, devido à suas raízes, que podem penetrar nas conexões e crescer no interior dos canos. 

Neste caso, não há como desentupir ralo sem o auxílio de um profissional e equipamentos especiais. Os métodos mais comuns de remoção de raízes do encanamento envolvem o uso de máquinas giratórias.

Como o sistema roto rooter, e hidrojateamento. Estas técnicas permitem que o interior dos canos seja limpo, sem precisar quebrar nada, mantendo estrutura inteira.


Caixa de inspeção

Existem casos em que o entupimento não está próximo do ralo, mas em locais de difícil acesso, como a saída principal de esgoto, comumente localizada fora de casa.

Uma ótima forma de evitar um entupimento neste tipo de encanamento é colocar uma caixa de inspeção durante a construção do sistema hidráulico da casa. 

Ela é formada por um cano com uma abertura acessível e um pequeno reservatório que serve para acumular a sujeira.


Evitando novos entupimentos

Colocar uma tela de proteção no desentupir ralo do quintal e áreas de convivência é essencial para evitar as seguintes ocorrências e novos entupimentos:

– Não Permitir que pedras e sujeira de obras entrem no encanamento.

– Aumentar a atenção em caso de árvores no ambiente, para que suas folhas não entrem no cano.

– Antes de lavar o chão retire a sujeira com uma vassoura.

– Atenção com o pano de chão para que em eventual chuva torrencial não seja levado ao ralo pela água.

Por estar em ambiente externo e geralmente com uma circulação elevado de pessoas, os ralos externos precisam de atenção especial para evitar o entupimento. 

Principalmente por estarem expostos a objetos que parecem ser inofensivos, mas que podem causar sérios problemas. 

E como eles não avisam quando irão entupir, é sempre bom conhecer um meio de como desentupir ralo com materiais disponíveis em casa. Uma mangueira de jardim pode ajudar nestas horas.

Especialmente se o entupimento não estiver próximo à sua abertura. Ligue a mangueira em uma torneira, inserir a mangueira no ralo o máximo que puder e coloque panos molhados ao redor da mangueira na abertura do ralo. 

Depois, abra bastante a torneira e deixe a água fluir por um tempo. Um pouco de água acabará saindo mesmo com os panos, mas o importante é que a maior parte da água não tenha por onde sair.

E isto acabe empurrando o que estiver entupindo o cano com a própria força da água.


Problemas causados por rachaduras e vazamento

Rachaduras e vazamento comprometem a estrutura do imóvel, além de gerarem prejuízos financeiros. Um deles é o aumento significativo da conta de água.

Ainda será necessário efetuar os reparos na estrutura do local, que fica enfraquecida por conta do excesso de água que se acumula devido aos vazamentos.

Para que seja possível detectar o exato local do vazamento, o melhor a se fazer é contratar uma empresa especializada para resolver este tipo de problema.