Saiba sobre a limpeza de fossa séptica

Saiba sobre a limpeza de fossa séptica

 (51) 3342-8908

Saiba mais sobre os tipos de fossas – As fossas sépticas são comuns no cotidiano de residências localizadas em áreas rurais ou afastadas de centros urbanos, inclusive em áreas litorâneas.

Elas são responsáveis por garantir o tratamento correto de dejetos humanos. Entretanto, a população ainda possui muitas dúvidas sobre a limpeza de fossa séptica, como qual é periodicidade correta.

A falta de limpeza nessas estruturas ou realizá-la de forma incorreta, pode, por exemplo, danificar a tubulação ou causar o entupimento na fossa, aumentando o custo e o trabalho. Além disso, a fossa é cheia de gases explosivos, o que pode colocar em risco a saúde das pessoas, além de causar incêndios na presença de objetos inflamáveis.

Sabendo da importância do assunto, a Limpa Fossa Porto Alegre preparou este artigo para sanar todas as suas dúvidas sobre limpeza de fossa séptica. Confira!

Saiba sobre a limpeza de fossa séptica – Com qual frequência deve ocorrer a limpeza de fossa séptica?

As fossas sépticas exigem tempos de limpeza determinados pelo tamanho da fossa e pelo volume de dejeto que ela deverá comportar. Ambos fatores interferem no tempo de limpeza de forma drástica. Entretanto, como regra geral, é recomendado que as evacuações ocorram de 3 em 3 anos, a fim de evitar problemas. Caso o volume de água seja muito grande, a limpeza de fossa séptica deve ser realizada uma vez por ano.

A frequência em que a limpeza deve ocorrer precisa levar em consideração fatores como número de pessoas que utilizam o sistema de esgoto ativamente, tamanho do reservatório e quantidade de água liberada pelo sistema. Por meio desses parâmetros é possível determinar o momento correto da limpeza.

Esse período não é colocado como obrigatório, todavia, recomenda-se que realizem uma avaliação profissional da estrutura, pelo menos uma vez a cada 6 meses. É comum que as pessoas deixem para adotar um serviço de limpa fossa quando a situação estiver insuportável, entretanto, o recomendado é chamar no período correto para evitar problemas.


Consequências da falta de limpeza das fossas

No caso do acúmulo de resíduos de esgoto estar beirando a capacidade da fossa, recomenda-se que a limpeza do local seja realizada, a fim de evitar vazamentos e mau cheiro, assegurando a saúde e segurança do local.

Além disso, a falta de limpeza pode afetar a qualidade da água, devido à emissão dos poluentes quando ocorrer um entupimento. A água contaminada pode causar doenças graves como vermes e a cólera. Além disso, este fator também pode influenciar e facilitar o aparecimento de pragas urbanas, como baratas, ratos e mosquitos de doenças como Dengue.

Apesar disso, é necessário deixar 10% dos resíduos na fossa para o correto funcionamento. Algumas pessoas não têm este conhecimento, e retiram tudo prejudicando o funcionamento.

Saiba sobre a limpeza de fossa séptica – Como verificar se a fossa precisa de limpeza?

No caso de fossas sépticas, é possível perceber pelo mau cheiro em ralos e vasos sanitários. Além da drenagem da água ser lenta nesses lugares, a descarga apresenta um borbulho ao ser acionada. A tampa da fossa apresenta também infiltrações.

Ao apresentar qualquer um desses problemas é necessário entrar em contato com uma empresa que realize a limpeza de fossa séptica, de forma responsável e com qualidade.

Para isso, conte com a Limpa Fossa Porto Alegre, empresa de desentupimento. Com nossos profissionais treinados e capacitados, o serviço de limpeza é feito com eficiência e atenção nas mais diversas residências e condomínios. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

Por: Saiba mais sobre os tipos de fossas

Total Visualização: 20 , Hoje: 1