Serviço de limpa fossa: entenda como funciona e quando contratar

Serviço de limpa fossa: entenda como funciona e quando contratar

As fossas sépticas são uma unidade de tratamento primário para o esgoto doméstico e também costumam ser encontradas em residências mais distantes da cidade ou de zona rural, onde não tem o sistema de tratamento de esgoto.

Se você é daqueles que gosta de curtir os feriadões nas cidades litorâneas, certamente já deve ter se deparado com problemas de fossa. Isso porque, diversos desses municípios não têm sistema de tratamento de esgoto e utilizam o sistema de fossa para o escoamento do esgoto.

O sistema funciona perfeitamente para os moradores locais, porém, ao chegar a temporada e a cidade lotar de veranistas, aí é que os problemas começam acontecer.

Como funciona o serviço de limpa fossa?

Você entra em contato com uma desentupidora especializada, que envia seus profissionais até o local, acompanhados do caminhão equipado com reservatório e equipamentos necessários. Com a ajuda de um caminhão e mangueira, é feita a sucção a vácuo dos dejetos, desobstruindo a passagem dos canos e limpando a fossa.

O conteúdo coletado da fossa precisa ser descartado corretamente, para não colocar em risco a saúde das pessoas e o meio ambiente. Por isso, ao contratar a empresa, verifique se ela realiza o descarte correto dos resíduos e se possui esse certificado de destinação.

Quando contratar?

Por questões de saúde e higiene, é de extrema importância que a limpeza de fossa seja feita ao menos uma vez por ano. Isso contribui para o bom funcionamento do sistema e evita que aconteçam entupimentos e, consequentemente, dores de cabeça com transbordamento de fossa, mau cheiro e contaminação do solo.