Soda cáustica confira em quais entupimentos utilizar

Soda cáustica confira em quais entupimentos utilizar

Soda cáustica confira em quais entupimentos utilizar – O entupimento de canos e tubulações pode se transformar em um grande transtorno se não for controlado desde o primeiro momento.

Nesse caso, o uso da soda cáustica é uma alternativa bastante eficaz, desde que sejam tomados os cuidados necessários no manuseio e que se saiba quais tipos de resíduos podem ser dissolvidos com a substância. Continue a leitura deste artigo e entenda melhor essa questão!

Soda cáustica confira em quais entupimentos utilizar – Entenda como usar a soda cáustica para desentupir encanamentos

Soda cáustica é o nome popular do hidróxido de sódio (NaOH), uma substância química produzida a partir de uma reação chamada eletrólise aquosa do cloreto de sódio (NaCl). O uso da soda cáustica para desentupir encanamentos é muito comum, sendo uma maneira de evitar o agravamento da obstrução em casos específicos, sobre os quais falaremos adiante.

Primeiramente, é preciso explicar como usar a soda cáustica. Para começar, os equipamentos de segurança necessários incluem óculos de proteção, luvas de borracha, máscaras e aventais. Já com os itens de proteção, você deve diluir cerca de 500 gramas de soda cáustica em escamas em 2 litros de água quente, usando um balde grande e resistente.

O certo é colocar as escamas na água e não o contrário, pois jogar água sobre a soda cáustica pode gerar reações explosivas e acidentes. Siga misturando com uma espátula de cabo longo, até dissolver totalmente a soda. Então, despeje a mistura no encanamento que deseja desentupir e aguarde cerca de 12 horas para deixar a água escorrer novamente.

Mas, para que esse processo seja realmente eficaz, você deve saber quais resíduos podem ser dissolvidos pela soda cáustica.

Saiba quais resíduos podem ser dissolvidos pela soda cáustica

A soda cáustica é capaz de dissolver os compostos orgânicos que causam entupimento de canos e tubulações, seja na pia da cozinha ou no vaso sanitário, tais como:

– Restos de alimentos;

– Gordura;

– Fios de cabelo;

– Excrementos;

– Papel higiênico;

– Lenços biodegradáveis.

Uma vez que a soda cáustica reage apenas com compostos orgânicos, promovendo a sua dissolução, é preciso saber em quais entupimentos o produto não deve ser usado por não ter eficácia.

Veja em quais entupimentos não se deve usar soda cáustica

Quando a obstrução dos canos é causada pelo uso incorreto das tubulações na cozinha ou no banheiro, a soda cáustica não é eficiente.

Essa situação inclui os entupimentos causados por cotonetes, fio dental, bitucas de cigarro, preservativos, absorventes, talheres descartáveis e outros objetos plásticos.

Por se tratar de uma substância com alto poder corrosivo, é preciso adotar alguns cuidados essenciais ao usar a soda cáustica, a fim de evitar acidentes e preservar as características do produto.

Conheça os cuidados necessários ao usar soda cáustica

Devido às características de sua composição, a soda cáustica reage de forma intensa com a umidade do ar. Por isso, ela deve ser mantida dentro da própria embalagem, com a tampa bem fechada. Ela precisa ser guardada em local protegido da chuva e do sol, longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Ao usar a soda cáustica, é fundamental proteger o corpo do contato com a substância, para evitar queimaduras. Ao adotar esses cuidados, é possível preservar as características da soda cáustica e garantir a eficácia na limpeza de canos e tubulações, mantendo a segurança em todas as etapas do processo.

Por: Blog de Noticias: Soda cáustica confira em quais entupimentos utilizar