Um problema chamado “pia entupida”

Um problema chamado “pia entupida”

Não há como argumentar. Para quem lava louças, diariamente, não tem coisa mais desagradável do que estar lotada de serviços domésticos (ou não), para fazer e, de repente, se deparar com a pia completamente entupida. Nesses casos, o melhor a fazer, do que (tentar) desentupir, é se prevenir para que ela não entupa.

Para isso, nunca deve-se jogar óleo de cozinha na pia, pois essa prática ocasionará a solidificação do mesmo nas paredes das tubulações, provocando, assim, o temido entupimento. Um caminho é instalar uma tela no bocal da tubulação da pia, evitando a passagem de restos de comida e até mesmo lixo, que podem se acumular.

Não use arames ou qualquer outro objeto que possa danificar os canos, provocando vazamentos desnecessários e indesejados. Também evite qualquer prática caseira de desentupimento que seja questionável ou não possua resultados favoráveis comprovados, como algumas disseminadas por aí, que indicam o uso de refrigerantes de coca, soda cáustica ou bolas de plástico infantis.

Um modo simples,mas seguro de se prevenir contra desentupimentos é fazer uso do sifão, que faz com que a sujeira fique presa no “s”. Caso isso ocorra, basta retirar o sifão, desrosque ando-o e limpando-o. Mais fácil e simples, podendo qualquer pessoa realizá-lo.

O hidrojateamento também é usado por desentupidoras, como a Limpa Fossa Porto Alegre, possuindo um potente jato d’água, que permite desobstruir os obstáculos, sem produzir danos à tubulação. Dessa forma, pequenos mas incômodos entupimentos podem ser evitados, poupando tempo, dinheiro e estresse desnecessários, à quem tem muito serviço para fazer.