Usar soda cáustica para desentupir realmente funciona?

Usar soda cáustica para desentupir realmente funciona?

Usar soda cáustica para desentupir realmente funciona? Está com encanamento entupido? Descubra se a soda cáustica realmente funciona para desentupir tubulações e fique atento aos danos e benefícios que ela pode causar no encanamento de sua residência.

Não tem coisa mais incômoda que ter um ralo, cano ou caixa de gordura entupidos, não é mesmo? Muitas pessoas tentam resolver o problema do jeito popular, ou com vídeos tutoriais do YouTube, e recorrem ao velho truque da soda cáustica. Diz o conhecimento popular que, por ser uma substância altamente corrosiva, a soda cáustica atua facilmente na desobstrução de qualquer cano entupido. Porém, não é exatamente assim que funciona.

O hidróxido de sódio, ou soda cáustica, como é popularmente conhecido, é uma substância utilizada na indústria principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. E não é o produto mais indicado a se usar na hora do entupimento.

Usar soda cáustica para desentupir realmente funciona? Soda cáustica: vilã?

Frequentemente, em casos de entupimento, as pessoas jogam ralo abaixo a soda cáustica, esperando resolver o problema, porém, podem acabar causando danos ainda maiores e gerando prejuízo para o seu bolso. Isso porque, a substância, misturada a gordura existente nas tubulações, forma o sabão caseiro, como neste caso:

Se essa mistura não for retirada, ela pode endurecer e petrificar, ainda no interior dos canos, e esse sabão acaba danificando a tubulação, provocando ressecamentos e trincas, e complicando ainda mais a situação, que só pode ser resolvida com a quebra e com a instalação de nova tubulação no local. Já pensou no “quebra-quebra” e dores de cabeça que isso pode causar?

Outro ponto a ser pensado também, é que nem sempre a causa do entupimento é de origem orgânica como a gordura, por exemplo. Talvez, um objeto possa estar causando a obstrução da água, o que, certamente, não cessaria com a soda cáustica.

Mas a soda cáustica não é totalmente a vilã da história, pois ela pode ser muito benéfica em alguns casos. Quando a tubulação estiver funcionando certinho, por exemplo, a soda cáustica pode ajudar fazendo uma espécie de limpeza nos canos, derretendo a gordura e ajudando na manutenção dele, não ocasionando danos.

Fique atento!

Por ser uma substância altamente corrosiva, a soda cáustica pode causar sérios danos à nossa pele, como queimaduras graves. Portanto, ao utilizar o produto, use sempre luvas e óculos de proteção.

Diante disso, recomendamos sempre que recorram a um especialista, uma desentupidora de sua confiança, que possua equipamentos necessários para solucionar os problemas de entupimento da melhor maneira possível.

Por: Blog de Noticias: Usar soda cáustica para desentupir realmente funciona?